Tenho andado ansiosa. Ansiosa com o futuro.
Uma amiga disse-me, há uns tempos, que é terrível vivermos preocupados com o futuro. Quem vive demasiado preocupado com o futuro acaba ter uma vida infeliz.
De facto compreendo o que ela me disse. Se pensarmos bem, passarmos a vida preocupados com o que virá, faz com que não vivamos o presente e o mesmo se aplica ao passado. Passar os dias a pensar no que passou só faz com que não avancemos.
Ficarmos agarrados ao passado impede-nos de sermos felizes e de desfrutar os nossos dias e as pessoas que passam pela nossa vida. Bloqueia-nos e tolda-nos o pensamento, aprisionando-nos de uma forma brutal.
Eu já passei por isto, aliás, vivi no passado durante tempo a mais. Hoje consigo desfrutar muito mais o presente, a minha vida.
Viver o presente não significa que tenhamos que esquecer o que passou, a meu ver, significa que devemos recordar o que passámos com carinho, adoptando uma perspectiva de aprendizagem – aprender com os erros…e com as vitórias.
Mas o que me preocupa agora é que penso demais no futuro, o que acho idiota, ninguém conhece o futuro. Podemos trabalhar para “ele”, mas será sempre com uma grande incerteza.
boa miúda! gosto muito do que li.
ResponderEliminarmas, se faz favor, nao penses tanto tá?!
o passado, se intenso, leva o seu tempo a assimilar. e é um alívio quando de repente nos damos conta que..passou :) e que estamos bem. frescos e fofos e revitalizados. e com o saquinho de memórias bastante mais preenchido. isso é bom.
e tambem é bom um pouco de ansiedade para o futuro, porque nao?? vêm aí tantas coisas...... que às vezes até parece que nem podemos esperar. o que tem o seu que de ironia. mas essa tambem é a piada do futuro nao é?! queremos que chegue rápido, mas para vivê-lo devagarinho
olha.. beijinhos
e fica assim anónimo para dar aquele ar de mistério